quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

LA PAZ - MANIFESTAÇÃO CONTRA AUMENTO DOS COMBUSTÍVEIS - 30 DE DEZEMBRO

Como não havia transportes para me levar ao passeio que havia programado para hoje, aproveitei a tarde para acompanhar a manifestação contra o "Gasolinazo" (aumento dos combustíveis) decretado por Evo Morales.
Foi uma tarde memorável, ver a população marchando contra o governo pedindo a sua renúncia e o cancelamento do decreto. Tudo corria tranquilamente até marcharmos para a praça onde se encontra o palácio de governo. A polícia fechou todas as entradas para a praça, mas nós (incluo-me entre os manifestantes, pois os acompanhava filmando tudo) fomos contornando procurando um espaço para acessarmos a praça.
Num certo momento a polícia avançou sobre nós e corremos. Recuamos, mas não desisitimos. Avançamos e a polícia recuou. Nos mirámos e pedras começaram a voar sobre a policia, eu filmando tudo, escondido atrás de uma barraca. A polícia reagiu com gás lacrimogêneo e eu llá filmando tudo, enquanto os demais corriam. Não demorou para sentir os efeitos do gás: os olhos e a garganta ardiam, na verdade os olhos queimavam. Me afastei e alguns fui socorrido por outras pessoas. pediram que eu fumasse um pouco e tomasse água. Isso não foi suficiente para eu desistir, continuei a filmar.
A polícia conseguiu separar os manifestantes, mas pequenos grupos continuavam a protestar e  eu os acompanhava. Novamente mais gás sobre nós. Quando já havia desistido, na avenida principal de La Paz outros manifestantes enfrentavam a polícia, continuei firme a acompanhar a manifestação, desta vez entre uns 30 a 40 metros de distância. Novamente o gás lacrimogêneo entrou em ação. Meus olhos e gargantas novamente ardiam.
Enquanto esperava melhorar fiquei a conversar com um arquiteto de Copacabana (cidade boliviana) que me explicou melhor a merda que é o governo de Evo Morales.
Muitos dirão que eu não tenho cabeça e lá não deveria estar, são opiniões. Mesmo com o efeito do gás estava feliz. Não estou discutindo se o governo Evo Morales é bom ou não. Mas ver uma população em todas as suas divisões, se manifestando pacificamente contra aquilo que acha incorreto é fantástico, isso para mim é democracia. Encantei-me com este povo que luta, diferentemente dos brasileiros que aceitam todas as incorreções dos governos e vê com maus olhos aqueles que protestam.


Se essa viagem terminasse agora, já estaria feliz. se pudesse ficaria por aqui para acompanhar os próximos protestos.

Nenhum comentário: